Saltar para o conteúdo

Cornelis de Graeff

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cornelis de Graeff
Cornelis de Graeff
Cornelis de Graeffr per Nicolaes Eliaszoon Pickenoy, (1636), Gemäldegalerie (Berlín).
Nascimento 15 de outubro de 1599
Amesterdão
Morte 4 de maio de 1664 (64 anos)
Amesterdão
Sepultamento Oude Kerk
Cidadania República das Sete Províncias Unidas dos Países Baixos
Progenitores
  • Jacob Dircksz de Graeff
Cônjuge Geertruid Overlander van Purmerland, Catharina Hooft
Filho(a)(s) Jacob de Graeff, Pieter de Graeff
Irmão(ã)(s) Andries de Graeff
Ocupação colecionador de arte, político, diplomata

Cornelis de Graeff, também Cornelis de Graeff van (Zuid-)Polsbroek (Amsterdão, 15 de outubro de 1599 - 4 de maio de 1664) foi um político neerlandês. Foi prefeito de Amsterdão e estadista das Províncias Unidas.

Ele era um membro da família patrícia De Graeff. Filho de Jacob Dircksz de Graeff e de Aeltje Boelens Loen, sobrinho de Pieter Corneliszoon Hooft, primo de Andries Bicker e paternalista de Cornelis e Johan de Witt.

Devido ao poder de Amsterdã, Cornelis de Graeff e seu irmão Andries de Graeff foram uma das pessoas mais influentes nas Províncias Unidas durante o período sem governador (1650-1672).[1] As famílias De Graeff e Bicker foram proeminentes apoiadores do fim da guerra com a Espanha, que terminou em 1648 com a Paz de Munster.[2] Durante a Século de Ouro dos Países, Cornelis de Graeff favoreceu a arte e teve patrocínios sobre os artistas Rembrandt, Jacob van Ruisdael, Govert Flinck, Gerard de Lairesse e Gerard ter Borch. Os irmãos Cornelis e Andries de Graeff foram considerados uma das forças motrizes por trás da posição de Amsterdã como o centro da política, do humanismo e da cultura da época.[1] Cornelis de Graeff tornou-se conselheiro confidencial de Johan de Witt na sua condução dos assuntos externos da república. Em 1660, os Estados da Holanda sob a orientação do De Graeff e De Witt resolveram cuidar da educação de Guilherme III, Príncipe de Orange com a finalidade de assegurar habilidades necessárias a serem usadas em uma futura função governamental.

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Cornelis de Graeff

Referências

  1. a b Triumpf of Peace (inglês)
  2. Amsterdam: a brief life of the city. Van Geert Mak, Harvill Press (1999), p 123